Complementando um artigo que escrevi anteriormente, e como aprendiz, tenho descoberto o quão belo são os ritos litúrgicos católicos, bem como todo o seu significado e em especial atenção para com a música litúrgica. Assim, tenho procurado acompanhar e ler muito a respeito da música na igreja, e também nesses artigos vejo que há uma certa precoupação pela forma como nós católicos muitas vezes não observamos tais requisitos para que a música possa ou deva ser usada nas celebrações e em quais ocasiões.
Também a forma de execução por parte dos músicos que tem de ter uma postura adequada para o local e para o rito, pois ao executá-la, ele se torna responsável por estar como que cobrindo com um suave manto de luz a cerimônia; por isso ele e a música tem de estar em perfeita harmonia com a celbração, tornando-se um complemento, não devendo nunca ser o centro da celebração.
Dentre os tantos artigos que acompanhei, estou postando os links abaixo, um do músico Luiz Carvalho da banda Comunidade Recado (Canção Nova), e outro do Seminarista Ronaldo Vicente, que explicam de forma clara os fundamentos e a importância da Música Litúrgica. Vale a pena conferir, principalmente para Você Músico, que toca ou deseja um dia tocar na Igreja Católica, e também para todos nós católicos, que devemos estar sempre a busca do conhecimento das coisas de nossa Santa Igreja.
Para acessar, basta clicar nas fotos abaixo:
Seminarista Ronaldo Vicente, da Diecese de Diamantino-MT (4º ano de Teologia)
Canal Música e Liturgia (Canção Nova)
Comunidade Recado (conheça).
Nenhum comentário:
Postar um comentário